Freguesia de Miragaia



SÍMBOLOS HERÁLDICOS DA FREGUESIA DE MIRAGAIA


MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA


Sendo a Freguesia de Miragaia uma das situadas no centro histórico da cidade do Porto, apresentando, por isso, características que lhe conferem uma individualidade expressiva, os elementos seleccionados para figurarem nos seus símbolos heráldicos foram aqueles que, consensualmente, melhor identificam a Freguesia e a retraiam.


Freguesia onde a cultura é uma referência constante, seja pêlos museus, associações culturais, escolas de vários graus de ensino e monumentos de natureza artística, adoptou-se um livro como elemento representativo, de ouro, pelo valor que a cultura tem e aberto, de prata, para exprimir a sua difusão.

Os tão característicos arcos e muralhas de Miragaia, que lhe conferem uma nota única na paisagem urbana da cidade do Porto foram representados por um pano de muralha com os seus arcos, figurado de prata e realçado de negro.

O rio, a partir do qual a Freguesia se desenvolveu e prosperou, igualmente foi figurado, representado por uma ponta ondada de azul e prata.

Finalmente o orago da Freguesia - São Pedro - foi representado pelas chaves, passadas em aspa.


Para campo do escudo foi escolhido o verde aludindo, por um lado, ao facto de se situar na Freguesia a maior mancha verde existente no centro histórico do Porto e, por outro, à esperança que os Fregueses de Miragaia põem no futuro,

Para a bandeira foi escolhida a cor amarela por se entender que era a que melhor traduzia a riqueza cultural da Freguesia e o valor humano dos Fregueses.


Orago - São Pedro  Área - 0,5 Km2

  Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Publicada no Diário da República, III Série de 01/07/1997Armas -
Escudo de verde, livro aberto de prata, pintado de vermelho encimado por duas chaves, uma de ouro e outra de prata, passadas em aspa; em campanha, pano de muralha de cinco arcos cegos, de prata, lavrado e realçado de negro, movente dos flancos e de um pé ondeado de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ MIRAGAIA - PORTO “.


    [topo]

 

     Comentários ou questões? Mande um e-mail para:  info@j-fmiragaia.net

Página Inicial

[Get In Touch]

© 2003 Junta de Miragaia